Como evitar cair no golpe dos falsos leilões

Como evitar cair no golpe dos falsos leilões

falsos leilões

Falsos leilões estão se popularizando na internet. Saiba como evitar cair em um golpe.

falsos leilões

A popularização da internet fez com que a prática de compra e venda online se tornasse algo cada vez mais comum. Certamente, a praticidade e agilidade das transações financeiras pela web tem atraído cada vez mais pessoas que comercializam ou compram online. Mas, já pensou que você pode estar vulnerável a crimes virtuais? Ou ainda, especificamente, a criminosos que promovem falsos leilões?

Sites falsos são criminosos?

Sim. Um dos crimes mais comuns diz respeito a sites falsos. Eles são criados unicamente com o intuito de enganar o público. Geralmente, os alvos são os sites de e-commerce e os sites de leilões online – uma vez que tais plataformas se utilizam de dados pessoais e bancários dos usuários para realizar as negociações.

Para atrair as vítimas, os golpistas exibem, entre outras coisas, ofertas tentadoras de um determinado produto em falsos leilões. Além disso, plagiam a identidade visual de algum site de boa reputação para conseguir roubar dados de usuários.

Como ocorrem os golpes dos falsos leilões?

Geralmente, o consumidor se torna vítima de crime virtual quando se vê atraído por um tipo de oferta que, a principio, parece algo inusitado e imperdível. Eventualmente, na ânsia adquirir algo nas “melhores condições”, o usuário acaba deixando de lado a checagem de detalhes básicos de segurança.

Dessa forma, o golpista que promove o falso leilão tem acesso aos dados da vítima. Tendo isso em seu poder, pode utilizá-los indevidamente, desde a clonagem de um cartão de crédito ao crime de falsidade ideológica, por exemplo.

Mas, como descobrir se um site de leilões online é idôneo ou falso? Como não cair nesse tipo de golpe? Listamos abaixo algumas dicas, que logo de cara ajudam o consumidor a analisar melhor uma situação suspeita e evitar fraude.

8 dicas para evitar cair em falsos leilões

Preste atenção no conteúdo que consome

Nunca clique em links desconhecidos.

Verifique se a URL é confiável

Verifique o domínio do site: páginas falsas geralmente lançam mão de domínios estrangeiros para aplicar os golpes.

Certificados de segurança. Sites de leilões falsos não tem!

Procure as certificações de segurança dos sites visitados (site confiável possui ‘selo’ de segurança visível na página).

Privacidade

Restrinja a quantidade de dados públicos postados em redes sociais.

Cuidado com senhas

Troque, de tempos em tempos, as senhas de e-mail e redes sociais.

Cheque o perfil do leiloeiro

Nos sites de leilões,  vale checar sempre se o leiloeiro é pessoa física. Confira na Junta Comercial (do estado em que o leiloeiro se encontra) se o profissional está realmente exercendo sua atividade. Saiba mais sobre a profissão do leiloeiro neste post. 

Solicite visitas. Sites de leilões falsos na maioria das vezes não têm endereço físico

Verifique a disponibilidade de visita aos lotes à venda no leilão online. Se o leilão existe, é preciso que exista um endereço para que o interessado possa conhecer o bem que será provavelmente arrematado.

Analise os dados bancários

Pesquise se a conta de destino para o depósito do bem arrematado está no nome do leiloeiro. Não é permitido pagar nenhum valor referente a leilão para qualquer pessoa, exceto o profissional cadastrado pela junta comercial como leiloeiro oficial.

Dicas anotadas? Então basta colocar em prática os cuidados acima listados e se manter atento na hora de procurar os leilões online. Ainda assim, em caso de qualquer suspeita ou denúncia de falsos leilões, entrar imediatamente em contato com a polícia para o registro de boletim de ocorrência sobre o caso. É possível fazer um B.O online no site da delegacia eletrônica do Estado de São Paulo.

Com a Confiança Leilões você tem a segurança de participar de Leilões seguros, de quem tem reconhecimento e experiência no mercado. Fique por dentro das nossas oportunidades, cadastre-se e receba nossos informativos.

Summary
Falsos leilões: Saiba como evitar
Article Name
Falsos leilões: Saiba como evitar
Description
Falsos leilões estão se tornando uma dor de cabeça entre o público que participa de negócios online. Saiba como evitar cair neste crime virtual.
Author
Publisher Name
E-confiança leilões
Publisher Logo
Redaçao

Os comentários estão fechados.