Planejamento financeiro para comprar imóvel em leilão

Planejamento financeiro para comprar imóvel em leilão

planejamento financeiro para comprar imóvel em leilão

Evite dores de cabeça! Veja como fazer um planejamento financeiro para comprar imóvel em leilão e fazer um ótimo negócio.

planejamento financeiro para comprar imóvel em leilão

Cansado de pagar aluguel e pensando em investir em seu primeiro imóvel? Mas e aí? Como fazer um planejamento financeiro para comprar imóvel em leilão?

Os leilões de imóveis são uma boa alternativa quando o principal objetivo do comprador é economizar. Isso porque, os imóveis vendidos via leilão (judicial ou extrajudicial) podem ganhar ótimos descontos em relação ao valor de avaliação.

Confira abaixo algumas dicas precisas e garanta um ótimo negócio!

Prepare-se para pagar o imóvel à vista

Primeiro, saiba que, na maioria das vezes, para arrematar seu primeiro imóvel via leilão, você deve ter a quantia para pagar à vista.

Outro ponto importante é reservar verba extra para gastos como documentação e escritura do imóvel, bem como a porcentagem a ser paga ao leiloeiro. Geralmente, são 5% do valor do arremate. Entretanto, esse valor é pago como comissão ao leiloeiro profissional.

Mas, outros gastos extras também podem incluir possíveis reformas no imóvel arrematado e dívidas a serem quitadas. Um exemplo, dívidas de condomínio.

Observações importantes:

Para imóveis arrematados em leilão extrajudicial, todos os impostos e dívidas até a venda do imóvel são de obrigação do vendedor.

Já nos leilões judiciais existe uma consideração um pouco diferente:

Quando você compra o imóvel e existe dívidas, por exemplo, de IPTU, o arrematante terá de peticionar ao juiz responsável que informará aos órgãos competentes a aquisição do referido imóvel e o arrematante/comprador não assumirá esta dívida, ficando a cargo do executado/proprietário anterior do imóvel. As dívidas de condomínio por se tratar de uma lei apartada, o arrematante/comprador assume devido a esta especificidade. Portanto fique alerta e qualquer dúvida fale com o leiloeiro.

Poupe para arrematar um imóvel em leilão

De qualquer forma, vale lembrar que todo leilão tem como vantagem a transparência. Antes de participar de um, é preciso ler atentamente o edital, pois é lá que estão todas as informações referentes ao imóvel a ser leiloado. Veja aqui como vale a pena investir em imóveis em leilão.

Se você ainda não tem uma quantia de dinheiro suficiente par pagar à vista pelo imóvel arrematado em leilão, muita calma. Primeiro, é preciso, estabelecer um controle financeiro. Anote todas as receitas e despesas que você tem, mês a mês. Dessa forma, você conseguirá identificar como seu dinheiro é gasto e onde fica mais fácil cortar despesas para economizar.

Você já investe na poupança ou em outro fundo? Tem o hábito de reservar uma quantia mensal para isso? Uma conta de investimento ajuda muito na hora de juntar o dinheiro necessário para comprar um imóvel. Porém, é preciso ter paciência e disciplina para aplicar mensalmente.

Avalie a opção empréstimo

Se mesmo com seus investimentos você ainda não tem o dinheiro suficiente para o imóvel, é hora do plano B. Pense em fazer um empréstimo. Mas, qual seria uma boa opção de crédito?
Por outro lado, o consórcio é uma alternativa interessante. Porém, é válido lembrar que o comprador precisa ter mais paciência quando opta por essa modalidade. Os consórcios são modalidades de investimento e aquisição de bens baseados na união de várias pessoas, físicas ou jurídicas.

E como funciona? Consórcios são administrados por uma empresa ou banco. Uma vez liberada a carta de crédito, o comprador tem o valor para realizar a compra e segue pagando as parcelas do consórcio até sua quitação.

A carta de crédito é, no caso, o “prêmio” do consórcio. Neste caso, você pode utilizá-la para comprar um imóvel em leilão à vista.

No entanto, a contemplação nos consórcios é feita através de sorteio. Por isso, demanda tempo. Mas, também é possível a antecipação da carta de crédito por meio de lances.

A grande vantagem ao recorrer para um consórcio é que a modalidade não tem juros. No caso, apenas é cobrada apenas uma taxa de administração, geralmente menor que qualquer outro tipo de empréstimo.

Dicas fundamentais para seu planejamento financeiro para comprar imóvel em leilão

  • Não tenha pressa para arrematar um imóvel. Oportunidades boas surgem a todo momento.
  • Fique por dentro das oportunidades que surgem no mercado. Se inscreva em nossa newsletter e receba diversas oportunidades
  • É imprescindível ter planejamento financeiro para comprar um imóvel em leilão. Isso evita dívidas futuras e dores de cabeça
  • Avalie com calma todas as maneiras de conseguir o dinheiro à vista, caso não o tenha. De preferência, conte com um consultor financeiro para ajudá-lo.
  • Analise o impacto financeiro da compra a curto, médio e longo prazo
  • E aí, anotou todas as nossas dicas? Então pode separar o cofrinho e começar a fazer o planejamento financeiro para comprar um imóvel em leilão!
Summary
Planejamento financeiro para comprar imóvel em leilão
Article Name
Planejamento financeiro para comprar imóvel em leilão
Description
Saiba como se preparar financeiramente para comprar um imóvel em leilão. Avaliar as opções de empréstimo e financiamento, como poupar e outras dicas.
Author
Publisher Name
e-Confiança Leilões
Publisher Logo
Redaçao

Os comentários estão fechados.