Como fazer seguro de carro comprado em leilão?

Como fazer seguro de carro comprado em leilão?

seguro de carro comprado em leilão

Saiba como proceder para dar entrada ao seguro do carro comprado em leilão

seguro de carro comprado em leilão

Se você comprou um veículo via leilão e não sabe como proceder para fazer um seguro, este post é para você! Antes de mais nada, é preciso saber que, antes de fazer o seguro do carro comprado em leilão, a seguradora irá avaliar informações sobre o perfil do condutor. Assim, itens como idade, tempo de habilitação são ajuntadas às informações sobre o veículo a ser segurado: ano/modelo; índice de roubos que ocorrem na região em que o carro circula, etc. A partir dessas informações básicas é possível calcular o risco para proteger o veículo.

O aceite da seguradora também vai depender da origem do veículo leiloado. Nos leilões, os veículos geralmente provêm dos seguintes lugares:

De onde vêm os carros leiloados?

  • Bancos: veículos financiados que ficam alienados ao banco vão a leilão quando o comprador se torna inadimplente. Nestes casos, o automóvel é leiloado para cobrir o prejuízo com a operação;
  • Seguradoras: são veículos que geralmente contém sinistros por perda total e que vão a leilão depois de recuperados. Também podem ser veículos provenientes de roubo ou furto, que são leiloados após a seguradora já ter indenizado o segurado;
  • Frotas de empresas: veículos provenientes de frota que será renovada;

O custo do seguro de carro comprado em leilão

Embora a compra de veículo via leilão seja sinônimo de economia e investimento relativamente baixo, a origem destes automóveis será determinante. E isto é checado quando a seguradora for fazer a vistoria no veículo antes de fazer o seguro do carro comprado em leilão.

No caso de carros sem sinistro, a indenização integral deve variar entre 70% e 90% da tabela FIPE. Na maioria das vezes, estes carros provém de financiamentos, frota de empresas e pessoas físicas.

Isso porque as seguradoras consideram que um veículo proveniente de leilão é de maior risco se comparado a um veículo comprado direto na concessionária, por exemplo.

Já carros sinistrados vão depender da classificação de acidentes definidos pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Transito): pequena monta, média monta ou grande monta. Em resumo, quanto maior o nível de acidentes, mais caro o conserto e maior o risco para a seguradora. Basicamente, as seguradoras costumam aceitar os veículos que sofreram pequena monta. Nestes casos, a indenização também pode variar entre 70% e 90% da tabela FIPE.

Por outro lado, os veículos com sinistro de média e grande monta dificilmente são aceitos. Isso porque as chances de virem a precisar do seguro são maiores devido aos consertos anteriormente feitos.

Cuidados extras com o seguro do veículo leiloado

Vale lembrar que é preciso estar atento desde o momento em que se adquire um veículo via leilão. Isso porque existem seguradoras e bancos que, ao organizarem um leilão de veículos, podem apresentar documentação irregular e até mesmo alterada desses bens. Dessa maneira, fazer um seguro de carro comprado em leilão pode ser mais trabalhoso do que se imagina.

Por isso, todo veículo deve ter um laudo de inspeção veicular, expedido pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Com este documento é possível provar que o carro está apto, sem problemas com a legislação. Este é o principal documento que uma seguradora levará em consideração na hora de avaliar um veículo. Portanto, é preciso verificar se o veículo a ser leiloado conta com este documento para evitar cair em frias.

Quer saber mais sobre como participar de um leilão de veículos e fazer um bom negócio? Confira este post.

Summary
Como fazer seguro de carro comprado em leilão?
Article Name
Como fazer seguro de carro comprado em leilão?
Description
Se você comprou um veículo via leilão e não sabe como proceder para fazer um seguro, este post é para você! Antes de mais nada, é preciso saber que, antes de fazer o seguro do carro comprado em leilão, a seguradora irá avaliar informações sobre o perfil do condutor.
Author
Publisher Name
e-Confiança Leilões
Publisher Logo
Redaçao

Os comentários estão fechados.