Leilão de carros: como fazer um bom negócio

Leilão de carros: como fazer um bom negócio

leilão de carros

Quer arrematar um automóvel via leilão? Confira nossas 5 dicas para não errar e ter sucesso no seu primeiro leilão de carros!

leilão de carros

Se você quer investir e ao mesmo tempo economizar na hora de comprar um veículo, os leilões de automóveis podem ser uma ótima alternativa para você. Nos últimos anos, o leilão de carros tem se tornado cada vez mais popular e se consolidado como sinônimo de bom negócio.

Abaixo, listamos cinco dicas imprescindíveis na hora de participar de um leilão de carros. Confira nosso passo a passo para ‘bater o martelo’ sem medo!

Prefira leilões de frotistas ou financiadoras

Sabemos que existem duas modalidades de leilão: os judiciais e extrajudiciais. No caso, os leilões de frotistas e financiadoras se enquadram na categoria de leilões extrajudiciais. E, por que é melhor participar deste tipo de leilão? Porque os bens não estão relacionados a processos judiciais e o acesso ao veículo pode ser postergado caso o proprietário recorra para tentar anular o leilão.

Leilões de seguradoras também devem ser evitados. Isso porque na maioria das vezes o veículo ofertado já foi sinistrado. Ou seja, o seguro já foi acionado para cobrir algum dano grave.

Já no caso das financiadoras, o veículo geralmente foi financiado, mas o comprador não arcou com as parcelas do financiamento. Por isso, o automóvel foi a leilão.

Por outro lado, os veículos de frotistas são aqueles que pertenceram a empresas ou locadoras, que os colocam a leilão geralmente porque vão renovar a frota. Em ambos os casos, é mais provável que estes veículos estejam em melhores condições de uso e, muitas vezes, até com baixa quilometragem.

Atenção ao edital do leilão de carros

Para evitar qualquer tipo de dor de cabeça, é preciso estar atento ao que diz o edital do leilão de veículos.

Como já explicamos em outros posts aqui no blog, o edital traz todas as informações e documentos referentes ao leilão. É através dele que o arrematante vai conhecer as regras do leilão e as taxas a serem pagas ao leiloeiro. O edital também traz informações sobre estado do veículo, bem como se há pendências como multas ou dívidas com IPVA, licenciamento e seguro obrigatório.

Faça a visita de vistoria

Todos os leiloeiros permitem que o interessado faça uma visita antes da data do leilão de carros. Isso para que você possa conferir em que condições o bem se encontra.

Por isso, não deixe de vistoriar o veículo que você está interessado em arrematar. Não importa a origem do carro, ou como ele aparece nas fotos de divulgação. Imagens enganam, por isso é importante conferir tudo pessoalmente.

Se você não entende muito de carros, é aconselhável levar um mecânico junto na hora da vistoria. O profissional pode ajudá-lo com detalhes que você, sozinho, talvez não preste atenção, como alinhamento das portas, pintura, etc.

Compare preços antes do leilão

Sabemos que os leilões de carros oferecem ótimas condições de compra, mas ainda assim é preciso estar atento aos preços no mercado. Por isso, antes de dar qualquer lance, pesquise os preços que as revendas estão cobrando pelo veículo de mesmo modelo e mesmo ano oferecido no leilão.

Sites como OLX, iCarros e InstaCarro são algumas opções para você pesquisar e comparar valores.

Saiba o quanto você quer gastar em um leilão de carros

Na empolgação, o interessado pode dar lances altos demais para arrematar um veículo. Assim, acaba também pagando mais caro pelo bem nos leilões de carros.

Por isso, o correto é estabelecer um valor limite pelo qual você está disposto a pagar. Além disso, também é preciso colocar na ponta do lápis o valor de comissão a ser pago para o leiloeiro (geralmente 5% do valor do arremate). Considere também as outras eventuais taxas administrativas. Vale lembrar também que é preciso pagar à vista pelo bem. Isso porque os leilões de carros não permitem financiamento para a compra do veículo.

Continue seguindo nosso blog e conferindo todas as dicas e curiosidades a respeito do mundo dos leilões. Caso queira receber ofertas de carros em leilão em primeira mão, inscreva-se.

Summary
Leilão de carros: como fazer um bom negócio
Article Name
Leilão de carros: como fazer um bom negócio
Description
Saiba como fazer um bom negócio em leilões de carros, quais pontos se atentar antes e durante. Leilões de frotistas e financiadores
Author
Publisher Name
e-Confiança Leilões
Publisher Logo
Redaçao

Os comentários estão fechados.