Leilão de veículos online: 8 dicas para uma boa compra

Leilão de veículos online: 8 dicas para uma boa compra

leilao de veículos

Confira algumas dicas para seguir antes de participar de um leilão de veículos online.

leilao de veículos

Os leilões online têm se consolidado a cada dia como alternativa para quem quer fazer um bom negócio na hora de adquirir um bem. Uma das modalidades mais comuns é o leilão de veículos online. Eles são ofertados geralmente por financiadoras e seguradoras. Se você pensa em comprar um carro via leilão online, mas não faz ideia de como proceder, não se preocupe! Seguem abaixo algumas dicas e o passo a passo para fazer uma boa compra e não correr riscos na hora de ‘bater o martelo’.

Fique sempre atento ao editail do leilão de veículos online

No edital do leilão, o possível comprador irá encontrar todas as informações acerca do processo de compra do veículo. Isto é, taxas, regras, estado do veículo, entre outros, estarão lá. É também importante ficar atento a outros possíveis custos. Por exemplo: um veículo pode ter o lance inicial bem atraente, mas talvez tenha algum valor de multa alto. Assim, acaba não compensando ao comprador na hora de colocar todas as contas na ponta do lápis.

Vá pessoalmente conferir as condições em que se encontra o veículo

Todos os leilões online contam com visitas de vistoria. Dessa maneira, o interessado tem a oportunidade de conferir de perto o estado do bem a ser adquirido. No caso do leilão de veículos, é aconselhável levar um mecânico junto. Assim, é possível analisar itens como alinhamento, estado do motor, pintura, reposição de peças, entre outros. Como o veículo também não pode ser ligado durante a visita de vistoria, o olhar de um mecânico pode ser determinante! Pois é ele quem vai encontrar demais problemas que uma pessoa leiga não conseguiria enxergar.

Evite adquirir online veículos em leilões de outros estados

Apesar dos preços de leilões online serem atraentes, comprar um veículo de outro estado pode não ser um bom negócio. Isso porque, além de o leiloeiro entregar o bem somente com a nota de leilão, é preciso aguardar alguns dias para a emissão do CRLV (certificado de registro e licenciamento de veículo). Gastos com guinchos e custos de ida e volta até o leiloeiro também devem ser levados em consideração.

Segure as rédeas e estabeleça um lance limite pelo veículo

Não adianta se desesperar ou se empolgar na hora do leilão. Tenha em mente o valor limite que está disposto a pagar pelo veículo. Outro ponto importante para quem compra já pensando em uma possível revenda do bem: apesar de os veículos de leilão serem até 50% mais baratos em relação à tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), é preciso saber que, na hora da revenda, dificilmente o vendedor consegue atingir o valor da tabela na transação. Veículos comprados em leilão, geralmente, são revendidos com valores entre 5% a 10% abaixo que os da tabela.

Fique atento a leilões judiciais e de seguradoras

Nem sempre é simples retirar um veículo adquirido via leilão judicial ou de seguradora. Isso porque, no caso do leilão judicial, estes bens estão relacionados a processos. Em alguns casos, o proprietário do veículo pode vir a entrar com uma liminar e acabar postergando a regularização do carro leiloado. No caso dos leilões de seguradoras, a dificuldade é que todos os veículos já foram sinistrados, ou seja, o seguro já foi acionado para a cobertura de algum dano grave.

Leilões de frotistas e financiadoras são mais simples

Diferente dos leilões judiciais e de seguradoras, leilões organizados por financiadoras e frotistas apresentam condições melhores de regularização de veículos. No caso das financiadoras, são veículos de pessoas que não conseguiram arcar com as parcelas do financiamento, dessa forma precisaram devolver o bem para o banco. Já os veículos de frotistas são aqueles que já pertenceram a empresas ou locadoras.

Fique de olho nas taxas

Além do valor do arremate, há os 5% de comissão do leiloeiro, bem como outras taxas administrativas que variam de acordo com o valor do veículo e a diária do pátio em que o carro está guardado. Todos estes itens estão descriminados no edital do leilão.

No leilão de veículos online, não dê lances em vão

É proibido cancelar lances em leilões públicos. Por isso, só dê um lance se tiver realmente a certeza de que quer adquirir o veículo. Caso o bem seja arrematado e o comprador desista da compra, as taxas administrativas, do pátio e a comissão do leiloeiro ainda precisam ser pagas.

Quer fechar um bom negócio em um leilão online? Veja como evitar cair em sites falsos de leilões e confira os editais da e-Confiança Leilões, que tem mais de 20 anos de atuação no mercado com idoneidade e segurança!

Summary
Leilão de veículos online: 8 dicas para uma boa compra
Article Name
Leilão de veículos online: 8 dicas para uma boa compra
Description
Quer participar de um leilão online de veículos? Veja nossas sugestões para você fechar o melhor negócio e não se arrepender!
Author
Publisher Name
E-confiança leilões
Publisher Logo
Redaçao

Os comentários estão fechados.