Leilão extrajudicial: como é realizado e como participar

Leilão extrajudicial: como é realizado e como participar

leilão extrajudicial

Conheça as vantagens desta modalidade e saiba o que fazer para arrematar um bem com sucesso em um leilão extrajudicial

leilão extrajudicial
Já falamos sobre as modalidades dos leilões – presencial, online, judicial e extrajudicial. Porém hoje, vamos trazer todas as informações acerca dos leilões extrajudiciais, sua principal vantagem em relação aos leilões judiciais e o que você deve fazer para participar de um. Vamos lá?

O que é Leilão Extra Judicial?

Quando falamos de leilões extrajudiciais, o próprio nome já nos dá uma dica. Nesta modalidade, não existe nenhum tipo de processo judicial envolvido na venda do bem. Por isso, os leilões extrajudiciais também são conhecidos como leilões empresariais, já que geralmente são realizados por empresas, indústrias, bancos, etc.

Esse tipo de leilão acontece sempre por autorização do proprietário do bem. Ou seja, não há qualquer envolvimento de decisões judiciais ou de ações compulsórias para que o bem seja vendido. Isso facilita, e muito, na hora de ter acesso ao lote arrematado.

Em linhas gerais, podemos dizer que o leilão extrajudicial é uma transação direta para o comprador quanto para o vendedor. Aqui, os itens vendidos também variam muito. Podem ser máquinas, veículos, móveis, animais e até insumos agrícolas.

Vantagem do Leilão Extrajudicial

Uma das principais vantagens de se participar de um leilão extrajudicial é a agilidade. Ou seja, a capacidade de negociar os bens com uma relativa rapidez, tendo como principal objetivo o melhor custo-benefício com a venda.

Como o leilão extrajudicial não tem relação com processos judiciais, a negociação é bem mais simples. Os trâmites acontecem mais rapidamente em relação à documentação e liberação do lote arrematado.

Exemplos

Um exemplo fácil de leilão extrajudicial: uma empresa quer se desfazer de móveis e equipamentos eletrônicos, devido à mudança de local. Ou, até mesmo, porque quer renovar parte do seu patrimônio. Ela, então, coloca os bens à venda em um leilão extrajudicial.

O mesmo pode acontecer com a frota de uma empresa. Nesta situação, os veículos que serão trocados vão a leilão para que as transações da venda ocorram da maneira mais rápida possível.

Outro caso: em financiamentos de veículos, quando o indivíduo que fez o financiamento fica inadimplente. Nesta situação, o credor pode promover o leilão do bem financiado como forma de pagamento da dívida.

Em geral, trata-se de uma modalidade muito compensadora, tanto para quem compra quanto para quem vende.

Leilão Extrajudicial: Online ou Presencial?

Assim como os leilões judiciais, os leilões extrajudiciais podem acontecer presencialmente ou online. Caso seja presencial, as pessoas interessadas em adquirir o bem devem estar presentes fisicamente para a apresentação dos lances. A principal vantagem de participar de um leilão presencial é o contato direto com o bem que está sendo leiloado.

Já o leilão online – ou leilão eletrônico – tem como principal diferença o ambiente online. Ou seja, o interessado pode acessar o leilão de qualquer localidade e fazer os lances pela internet. Além disso, vale lembrar que o leilão online possibilita que o participante registre um lance antes mesmo de sua abertura oficial.

Como Participar de Um Leilão Extrajudicial?

Para habilitar-se em um leilão extrajudicial, é preciso ser maior de 18 anos. No caso de pessoa jurídica, basta que ela esteja na livre administração dos seus bens. ATENÇÃO: Não podem participar de um leilão pessoas que tenham vínculo com o bem que é colocado à venda. Ou seja, não podem dar lances tutores, curadores, testamenteiros, juízes e membros do Ministério Público.

Geralmente, é necessário um documento com foto (RG ou CNH) e o número do CPF. No entanto, se o futuro comprador for casado ou estiver em uma união estável, é preciso apresentar também a certidão de casamento/união estável. Neste caso, também serão necessários os documentos de companheiro (a). Comprovantes de residência e referência bancária também são solicitados.

Gostou? Quer ficar por dentro de diversas oportunidades em leilões extrajudiciais? Cadastre-se e receba por email em primeira mão!

Summary
Leilão extrajudicial: como é realizado e como participar
Article Name
Leilão extrajudicial: como é realizado e como participar
Description
Conheça as vantagens do leilão extrajudicial e saiba o que fazer para arrematar um bem com sucesso nesta modalidade de negócio.
Author
Publisher Name
e-Confiança Leilões
Publisher Logo
Redaçao

Os comentários estão fechados.