Quais documentos necessários para participar de um leilão?

Quais documentos necessários para participar de um leilão?

documentos-leilão

Quer comprar imóvel ou veículo em leilão e não sabe quais os documentos necessários para participar de um leilão? Não sabe por onde começar?

documentos-leilão

Resolveu participar de um leilão e não sabe por onde começar? Antes de mais nada, é preciso saber os tipos de papelada que você deve apresentar para estar apto a participar de um leilão, seja ele online ou presencial. Confira conosco quais os documentos necessários para participar de um leilão!

Primeiro passo: Posso participar?

Via de regra, qualquer pessoa maior de 18 anos ou pessoa jurídica que esteja de acordo com as regras gerais pode participar de um leilão.

Assim, você só será impedido de comprar via leilão caso tenha algum vínculo com o bem leiloado. Ou seja, não vale ser testamenteiro, curador, administrador, liquidante ou mandatário dos bens, certo?

Documentos necessários para participar de um leilão

Dessa forma, todo leilão vai exigir que o interessado apresente documentos pessoais para participar. Isso porque eles servem para confirmar a veracidade das informações caso algum bem seja arrematado. Geralmente, é necessário um documento com foto (RG ou CNH) e o número do CPF.

No entanto, se o futuro comprador for casado ou estiver em uma união estável, é preciso apresentar também a certidão de casamento/união estável. Neste caso, também serão necessários os documentos de companheiro (a). Comprovantes de residência e referência bancária também são solicitados.

Documentos de terceiros necessários em leilão

Nos leilões presenciais e online é possível comprar em nome de terceiros. Ou seja, uma pessoa pode representar outra pessoa física ou jurídica. Para isso, é necessário que todos os documentos do terceiro também sejam fornecidos e comprovados.

O representante, além de seus documentos, também deverá apresentar uma procuração e um contrato social, de modo que todos os documentos sejam anexados aos autos para comprovar sua atuação no leilão. Isso é válido para leilões de imóveis, veículos ou qualquer outro item.

Carta de arrematação

Todos os documentos listados acima servem para a elaboração da Carta de Arrematação. Esta, nada mais é que o documento que autoriza a retirada do bem móvel ou o registro do imóvel arrematado. Em suma, a carta de arrematação seria a “nota fiscal”, para bens móveis, e a “escritura”, no caso dos bens imóveis.

Diferenças entre leilão presencial e leilão online

Agora que você já sabe todos os documentos necessários para participar de um leilão, resta saber se há diferença na hora de participar de um leilão presencial ou online. E sim, há diferenças.

Por um lado, no caso dos leilões presenciais, basta comparecer ao local no dia e horário marcados para o leilão e apresentar a os documentos listados acima.

Já no caso dos leilões online, é preciso que o interessado faça um cadastro prévio no site do leiloeiro. Primeiro, o interessado preencherá um formulário com seus dados pessoais. Posteriormente, ele poderá anexar as cópias dos documentos necessários para participar de um leilão.

Partiu, lance!

Pronto! Agora que você já sabe o básico sobre documentos necessários para participar de um leilão, basta separar a papelada e se preparar para o seu primeiro arremate! Fique por dentro das nossas oportunidades em leilão, inscreva-se na nossa newsletter.

Summary
Quais documentos necessários para participar de um leilão?
Article Name
Quais documentos necessários para participar de um leilão?
Description
Saiba quais são os documentos necessários para participar de um leilão. Documentos pessoais, de terceiros e as diferenças dos documentos nos leilões presenciais e online.
Author
Publisher Name
e-Confiança Leilões
Publisher Logo
Redaçao

Os comentários estão fechados.